domingo, 19 de dezembro de 2010

Na Estrada

Roney Rodrigues

São mais de mil quilômetros. A estrada vai sendo vencida por metros, quilômetros, dias. Quatro caminhões, carregados com cestas básicas de alimentos não-perecíveis, roupas e brinquedos saem de Olímpia-SP para tentar proporcionar um Natal melhor para muitas famílias.

Enquanto perus, caixas de cervejas e refrigerante, cidras e trocas de presente são planejados por muitas outras famílias, este grupo de treze pessoas decidiu passar a semana de Natal de uma maneira diferente: ajudando famílias no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais carentes do Brasil. E tem sido assim há quase duas décadas, quando o empresário Deusivaldo Rosa dos Santos, assistindo a uma reportagem sobre as carências da região na TV, se sensibilizou. Hoje, Deusivaldo e o grupo de voluntários que o acompanha são conhecidos como “Anjos do Jequitinhonha”.

Crédito: Naiara Moro

O que se viu nesses primeiros dias de viagem é a mudança sutil – mas que se mostra brusca pela velocidade dos caminhões e dos automóveis – da paisagem: um mar de cana de açúcar da região sucroalcooleira, a soja que impera em boa parte do Cerrado que adentra Minas e o extremo norte de São Paulo, a boiada que se afigura longe em um terreno verde ondulado e um novo mar verde, só que de plantações de café.

Crédito: Renato Olívio

Hoje uma parte do grupo de voluntários pernoita em Patos de Minas-MG. Outra decidiu aproveitar as fagulhas restantes do Sol para ganhar mais quilômetros nessa viagem. Amanhã é mais um dia de viagem. Mais de 600 quilômetros até Salinas-MG, primeiro ponto previstos para as “entregas”, pela jornada Vale do Jequitinhonha adentro.

Um comentário:

  1. Vamo que Vamo, e que Deus abençoe todos vcs...Beijos a todos...Rodrigo e Nayara.

    ResponderExcluir